Logo Toca Madera Grupo Toca Madera
Tiza Harbas Logo Soleá
>>fotos
>>vídeo
>>ficha técnica

A Palavra Soleá é uma forma abreviada de "Soledad", que significa solidão em Espanhol. Retrata um pouco da história e do sofrimento dos ciganos através dos séculos: um povo isolado, discriminado e perseguido. Talvez por isso Soleá seja um dos ritmos primordiais do flamenco, considerado "a mãe" dos outros aos quais deu origem. Surgiu junto com o baile, sendo primeiramente dançado por mulheres. Para os integrantes da "Toca Madera Cia Flamenca", este ritmo é sinônimo de "puro", por isso a escolha do nome.

SOLEÁ é um espetáculo que tem por finalidade mostrar ao público os ritmos primitivos e originais do Flamenco, que guardam suas raízes tanto rítmicas quanto culturais. Suas letras exploram a história do povo cigano e andaluz refletindo sua dor, alegria ou tristeza na forma de cantar. Na Espanha chamam esse cante de "Cante Jondo", uma expressão que significa profundo.

Composto de números instrumentais, solos de baile e bailes em grupo, partindo do primitivo e profundo e chegando ao Flamenco de festa, o espetáculo SOLEÁ mostra, através da música e da dança, as emoções que cada ritmo pode despertar.