Sobre o Studio Gesto




As cortinas se abrem.
A luz cai sobre mim.
A música começa a tocar.
Respiro.
Sinto o tempo em suspensão.

Mas tudo que percebo é meu corpo.
Meus pés no chão.
O vestido tocando minha pele.
Sinto minha presença.
Minha alma em sintonia com meu corpo,
e então

O movimento
Sem pressão, fluido e simples.
No ritmo e na frequência
que a música sugere.
Corpo e alma em uníssono,
gerando movimento e plenitude…




Olá, meu nome é Eliane Carvalho e eu sou bailarina. Já viajei o mundo me apresentando. Conheço dançarinos de muitos lugares e idades. E, apesar de parecer, esta não é uma história sobre dança… mas sim sobre conexão.

Quero te contar o que estudei por mais de 20 anos e aplico na minha academia de dança, o Studio Gesto. Crio para meus alunos um ambiente em que uso minha bagagem, minha história e meus estudos para que eles encontrem… o movimento.
Não é apenas dança. Na verdade, a dança é um caminho. Não há acertar ou errar, o principal é experimentação. Na vida, no amor, no dia a dia. É encontrar o movimento que nos deixa em paz e nos leva mais longe. Que é prazeroso e que ajuda a sermos melhores. Que traz saúde de verdade.

Digo de verdade porque quando vamos à academia precisamos nos distrair. Sim, distrair. Música alta, televisão sem som, fones de ouvido e isolamento. Estamos ali sem sentir o menor prazer e, muitas vezes, sentimos apenas dor. Raras são as pessoas que realmente se encontram nesse ambiente. Existem, mas com certeza não são a maioria.

Então vocês vão me perguntar: “Tá Eliane, mas você falou de conexão, eu vou me conectar com o que?” Ora, você vai se conectar com você! Você vai conectar todas as suas partes! Muito provavelmente pela primeira vez, e espero que muitas vezes depois. Você vai começar a se autoconhecer. Está é minha promessa para você.
Não quero que você seja só bailarina ou bailarino (aqui entre nós, você já é…). Quero te ajudar a se conhecer. Encontrar um centro em que você atinja o movimento… na vida.

A próxima pergunta que vocês me fariam seria: “Poxa, que legal! Mas o que você estudou tanto que faz com que você possa me prometer isso?” Bem, eu sou bailarina há mais de 30 anos. Mas só isso não seria suficiente. Sou mestre em dança e pós graduada em preparação corporal. Mas só isso não seria suficiente. Também sou terapeuta formada e com foco em terapias holísticas. Mas só isso também não seria suficiente. Além disso sou aromaterapeuta. Mas isso ainda não seria suficiente. Sou também atenta à Alquimia moderna e gosto de ler sobre Física Quântica. Mas até isso, infelizmente, também não seria suficiente. Sou professora. E isso é suficiente.

Meus alunos do Studio Gesto vivenciam tudo isso há anos. Aplico todas essas vertentes e conhecimentos lá. Os relatos deles são incríveis e foi ali que encontrei meu propósito. Foi ali que transformei vidas. Encontrei o meu movimento. Aquele que era natural e lindo para mim. E faço isso há mais de 20 anos. É o projeto da minha vida.

Depoimentos de alunos